O que é Gênero Musical?

“Gênero Musical” é uma maneira de dividir em categorias os diversos estilos musicais existentes até hoje. Dentro de cada uma dessas categorias, existem elementos (instrumentação, contexto, função do compositor, estrutura e contextualização) que combinam em todas as músicas, agrupando, portanto, os mais “parecidos” um com os outros.
Muitas pessoas acreditam que a categorização musical é inútil e as vezes, é feita de como equivocado, podendo até denominar a música como sendo de um gênero só por questão de marketing e não por realmente ser; porém existem pessoas que afirmam ser maior parte culpa do próprio artista e não dessa classificação.
E por existirem muitos tipos de categorias/gêneros musicais, principalmente porque músicas de mesma classificação de uma região para outra é muito diferente e pode até ser chamada por nomes diferentes. Mas um ponto muito positivo nessa classificação é que se torna bem mais fácil distinguir as obras na história da Música e também facilita encontrar tanto artistas, quanto estilos musicais que agrade cada um.

Vamos ver agora todos os gêneros musicais existentes até hoje:
Axé, baião, banda sonora (trilha sonora), bluegrass, blues, bossa nova, brega, cajun, celta, coco, country, choro, cumbia, dance music, death metal, disco, forró, jazz, flamenco, folk, frevo, funk, grunge, heavy metal, hip hop, indie, jovem guarda, lundu, mangue beat, maracatu, marcha-rancho, marchinha, maxixe, mod, modinha, MPB (Música Popular Brasileira), música alternativa, música caipira, música clássica, música eletrônica, música gospel, música romântica, new age, ópera, pagode, partido-alto, polca, pop, punk, punk rock, quadrilha, rap, reggae, repente, rock and roll, rumba, salsa, samba, samba de breque, samba-canção, samba-enredo, samba rock, ska, sertanejo universitário, soundtrack, soul brasileiro, tango, tropicalismo, valsa, vanguarda e world music.

Porém os gêneros mais tocados, principalmente no Brasil atualmente, é o funk, rap, músicas eletrônicas em geral, sertanejo, gospel, rock and roll e pop.

Uma coisa importante de ressaltar também é que dentro de cada gênero, existe ainda mais subdivisões, como por exemplo na música eletrônica que é dividido em duas partes, Eletrônica (subdividida em House, Techno, Trance, Progressive House, Techno Bass, Glitch, entre várias e várias outras) e Dance (Rave, Freestyle, Urban, Disco, House, Dance-pop e entre várias outras também. É um assunto extremamente longo e para quem curte, dá para facilmente passar horas falando sobre isso.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close